O desenvolvimento de conteúdo para Educação a Distância (EAD) envolve a criação de materiais educacionais que são acessíveis e eficazes em plataformas digitais. Esses conteúdos devem ser cuidadosamente planejados para promover o aprendizado autônomo e engajar os estudantes de forma significativa.
A chave para um conteúdo eficaz é garantir que ele seja relevante para o público, que responda às suas necessidades e interesses, e que seja otimizado para os motores de busca (SEO). O processo geralmente envolve pesquisa de palavras-chave, compreensão das tendências de mercado, e a criação de um calendário editorial para garantir a consistência e a qualidade.
Além disso, o conteúdo deve refletir a voz e a identidade da marca, transmitindo mensagens claras e persuasivas que ajudem a construir relacionamentos com os clientes e impulsionar as vendas. A análise de desempenho do conteúdo também é fundamental para refinar estratégias e melhorar continuamente os resultados.
– Web designer
Especialista no tratamento e composição de imagens, o web designer também atua na criação de animações e ilustrações para dar vida à aula online, bem como determinar uma identidade visual à metodologia de ensino.
Atua em conjunto com o programador; enquanto cria, o outro analisa a linguagem de programação para permitir que a criação seja executada.
* Formação de Sistemas para Internet, Sistema de Informação, Design e Comunicação Social.
– Conteudista
Professor responsável pela elaboração do conteúdo, a quem chamamos conteudista, é o principal ator na ligação entre o conhecimento acadêmico e a metodologia online.
Cabe a ele preparar textos que serão posteriormente organizados em aulas, seguindo o programa presente no plano de ensino da disciplina. Sua atuação é validada pelo coordenador do curso.
O contato direto desse profissional se dá com Designer instrucional, que irá adequar o planejamento inicial do conteudista aos meios de entrega (teletransmissão, aula online e livro didático).
– Programador
Toda criação precisa de uma execução. Cabe ao programador, portanto, implementar o roteiro oriundo do designer instrucional e programar as ações desenvolvidas pelo web designer.
Atuando desde a configuração de plataformas de ensino aos desenvolvimento da linguagem de programação. Por isso o programador deve atuar tanto em nível de hardware e software.
* Formação em Sistemas de Informação e Desenvolvimento de Software
– Desenvolvedor de Tecnologias
Atua de forma a adequar a capacidade de produção à aplicação de mudanças no sistema.
Cabe a ele, por exemplo, pensar em soluções para diminuir o tamanho de arquivos, ou combinar com animações gráficas e automatizar programas.
– Designer Instrucional
Responsável por receber o material do conteudista e reescrevê-lo em forma de roteiro, para que o conteúdo seja disponibilizado de acordo com a mídia desejada.
Esse roteiro é escrito com finalidade de adequar o texto original à metodologia. Todos os outros envolvidos no processo partem desse roteiro e, a partir dele, desenvolvem a demanda estabelecida no desenho didático elaborado pelo designer instrucional.
* Formação Comunicação Social, Designer.
Operação
– Secretaria
Quando você se matricula em um determinado curso ou disciplina essa informação é organizada pela secretaria do Campus Virtual.
– Atendimento
Nós sabemos que muitos de nossos alunos não possuem domínio de todas as ferramentas e facilidades no uso da Internet. Então o setor de EAD esse atendimento é voltado para a orientação do corpo discente.
O profissional que atua no atendimento é especialmente treinado para sanar todas as dúvidas que são apresentadas.
– Orientação Acadêmica
Responsável pelo atendimento acadêmico ao aluno, o orientador é o profissional da área de Pedagogia que é preparado para sanar todas as dúvidas e problemas que surgem durante o curso.
É ele quem irá ouvir os alunos e dar respostas às solicitações que forem feitas. Também cabe a ele responder pelos aspectos disciplinares e de relacionamento, bem como pela intervenção junto ao corpo docente e à coordenação do curso.
– Coordenador de Operação
Responsável por gerir a atuação da secretaria, da equipe de atendimento e dos orientadores acadêmicos, esse coordenador é o profissional que administra toda a operação de ensino no Campus Virtual.
Perfil de administrador especializado em educação capaz de organizar esses dois universos para atender a um único objetivo.
Sala dos professores Online
– Especialista em Avaliação
Normalmente a avaliação é realizada por provas, trabalhos, participação e outros. No ambiente virtual.
Entretanto, o sistema de avaliação deve ser adequado à metodologia de ensino online.
Esse profissional supervisiona a forma de avaliação
– Coordenação docente
Como no ensino presencial, cada turma possui um professor, e os professores respondem a um coordenador de curso.
Especialista em educação com mestrado ou doutorado .
-Especialista em capacitação
quando um professor é selecionado pelo Campus Virtual para atuar na docência online normalmente ele não possui qualquer experiência nesse modelo de ensino-aprendizagem.
Esse profissional irá habilitar o corpo docente à atuação sob essa modalidade. Cabe a ele capacitar o corpo docente sobre a pedagogia aplicada aos ambientes virtuais.
– Docente online
Interagir com os alunos sobre o conteúdo de modo a propiciar um ambiente virtual de aprendizagem eficiente, eficaz e efetivo.
Estúdio de teletransmissão
– Supervisor de transmissão
Observando os papéis dos envolvidos em uma aula tele transmitida (professor, editor, câmera), é preciso haver um responsável pela gestão desse processo.
O supervisor de transmissão é o profissional que, além de conhecer a atuação de todos os outros, coordena as ações de forma a garantir uma geração de vídeo eficaz e equilibrada.
Cabe a ele orientar os processos de teletransmissão, definir as diretrizes e habilitar a aula para reprodução na internet. Por intermédio de sua atuação, você tem condições de visualizar tanto a aula ao vivo quanto a sua gravação disponibilizada online.
– Editor
Responsável sobre tudo que é levado ao ar (online)
Aulas transmitidas, vídeos.
Quando uma determinada aula acontece ao vivo, seu trabalho exige ainda mais atenção, já que ele não pode errar ou refazer uma ação.
– Câmera
É o profissional que filma.
Enquadramento, iluminação, posicionamento… quem determina essas diretrizes é o câmera, profissional responsável pela captura do vídeo.
Em conjunto com o editor, ele prepara o estúdio de forma a atender todos os requisitos necessários a uma transmissão clara, limpa e padronizada.
– Professor da aula Teletransmitida
É um profissional que apresenta, modera, entrevista especialmente treinado para atuar em vídeo, esse docente é responsável por conduzir a teletranmissão do conteúdo, bem com os meios auxiliares que serão disponibilizados: outros vídeos, animações, apresentações de slides, edições especiais, entrevistas…